Sobre
A Casa do João

Estatuto Editorial

Ficha Técnica

Termos e Condições

 

Ler Mais

 

Radio Tropelias e Companhia.png
Sobre
A Rádio Tropelias & Companhia
Sobre
O PEL

© 2018 by A Casa do João. Todos os direitos reservados.

PEL - Programa de Educação Literária

Toda a aproximação ao texto literário deve ter em conta que a literatura é um ato de comunicação de características especiais, que afeta um conjunto de elementos intervenientes nele e que não pode explicar-se apenas por um deles. A Educação Literária (EL) ultrapassa a codificação linguística; deve ser adquirida progressiva e metodicamente, por meio de mecanismos diversos (dos que procedem dos próprios textos e de outros); obra literária comunica-se através duma linguagem especial que emprega certos artifícios expressivos que a separam da linguagem comum.

Neste quadro, a EL não é um jogo, mas uma atividade cognitiva e compreensiva muito complexa, em que intervêm o pensamento e a memória e que reclama atividade voluntária e individual e se enxerta numa prática social transformadora, em que influem o tempo e o contexto.

A literatura “vive-se, experimenta-se, assimila-se, percebe-se, lê-se”, sendo muito impreciso dizer que a literatura “se ensina”, “se aprende” ou “se estuda”. Chega-se a ela através de um processo de receção, de um processo de assimilação de experiências literárias das quais deriva o seu reconhecimento e, em certo sentido, a sua “aprendizagem/conhecimento”.

Educar literariamente é capacitar(-se) o aluno para que possa aceder a uma forma de comunicação que se realiza por meio de uma linguagem peculiar e que transmite uma mensagem estética verbal.

A Educação Literária no Programa de Português

 

O domínio da Educação Literária, no 1.º Ciclo (nos dois primeiros anos de escolaridade denominado de “Iniciação à Educação Literária”), vem dar mais consistência e sentido ao ensino da língua, fortalecendo a associação curricular da formação de leitores com a matriz cultural e de cidadania.

Ouvir ler e ler textos de literatura infantil é um percurso que conduz ao objetivo prioritário de compreensão de textos e é um estímulo à apreciação estética. O contacto com textos literários, portugueses e estrangeiros, em prosa e em verso, de distintos géneros, e com textos do património oral português, amplia o espectro de leituras e favorece a interação discursiva e o enriquecimento da comunicação.

Especificamente para o domínio da EL, foi feita uma seleção de obras e textos literários para leitura anual, válida a nível nacional, garantindo que a escola, a fim de não reproduzir diferenças socioculturais exteriores, assume um currículo mínimo comum de obras literárias de referência.

Para o 1.º Ciclo, foram, neste domínio, definidos sete títulos por ano de escolaridade, complementados com a promoção da leitura autónoma, para a qual foram indicadas as listagens do Plano Nacional de Leitura (PNL), garantindo a manutenção da escolha pessoal feita pelo aluno, sob orientação do professor ou do professor bibliotecário.

 

No domínio da EL, no 2.º Ciclo, prossegue o estudo de obras significativas, adequadas a esta faixa etária, no sentido, sobretudo, de que os alunos possam ir construindo e consolidando a sua capacidade leitora, nomeadamente em torno dos géneros e textos eleitos, como fábulas, lendas, contos.

inicia‐se formalmente neste ciclo uma análise gradual dos recursos expressivos, bem como de textos literários com uma maior densificação temática.

A Lista de obras e textos para Educação Literária é composta por oito títulos por ano de escolaridade, complementada com a promoção da leitura autónoma, para a qual são indicadas as listagens do plano nacional de leitura (pnl), sem desprezar as escolhas dos alunos.

 

No domínio da EL, no 3.º ciclo, o objetivo principal é capacitar os alunos para a leitura, a compreensão e a fruição de textos literários. todas elas exigem o domínio de vocabulário próprio. No entanto, reduziu‐se a sua presença ao considerado necessário à compreensão dos procedimentos de sentido que permitirão ao aluno aperceber‐se das principais características dos textos literários.

Tal é válido quer para os títulos explicitados na Lista de obras e textos para Educação Literária quer para obras indicadas no Plano Nacional de Leitura (PNL) e que deverão complementar o leque de leituras.

Neste domínio convergem, numa primeira abordagem, oralidade, leitura e escrita, visto que, sendo objeto o texto literário, nele se refletirão os procedimentos de compreensão, análise, inferência e escrita que estruturam os restantes domínios indicados.

O programa pugna por uma visão integrada do texto literário, e não por uma visão estreita de especialização, considerada improcedente na faixa escolar dos alunos a que se dirige.

 

Os conteúdos para o domínio da Educação Literária no Ensino Básico assentam em três eixos fundamentais: 1. Leitura e audição; 2. Compreensão de texto; 3. Produção  oral e escrita.

A Missão do PEL

É missão e objetivo do PEL contribuir para a Educação Literária das crianças e jovens e (através) dos seus educadores (pais, educadores, professores e outros).

Acreditamos que a EL proporciona a melhoria da qualidade e do nível de vida das pessoas, de desenvolvimento de competências e de conhecimentos, para além da educação formal.

O PEL sustenta-se em investigação, teórica e pedagógica, em investigações nacionais e internacionais, apoiando-se em opiniões de especialistas e pediatras.

 

Neste sentido, o PEL:

a) Promove a edição e divulgação de subsídios capazes de sustentar a EL no Jardim de Infância, e no Ensino Básico, ao nível da leitura, audição, compreensão e escrita.

b) Realiza encontros de formação para pais, educadores, professores, mediadores de leitura  e outros profissionais.

c) Promove atividades e experiências de EL centradas nas várias dimensões da EL, nomeadamente: a leitura (ao nível das dimensões e consciências fonológica), compreensão (morfológica e sintática, lexical e semântica, e pragmática) e escrita (escrita criativa e articulação com as artes).

d) Apoia o contacto regular, continuado, precoce, positivo e afetivo e com a literatura, com o livro e com a leitura, recorrendo a obras de valor estético-literário, visando a interiorização de hábitos de leitura e audição, compreensão literária e de escrita.

e) Promove a EL de grande qualidade, oferecendo um conhecimento profundo do universo literário de potencial receção infantil.

f) Permite detetar precocemente problemas emergentes de literacia; prevenir e ultrapassar dificuldades de aquisição da leitura e da escrita, o que trará vantagens acrescidas para outras áreas.

g) Possibilita meios para a realização de um processo de avaliação criterioso, que permita aferir resultados e efeitos visíveis a médio e longo prazo.

 

Equipa PEL (Coordenação)

Lúcia Barros

João Manuel Ribeiro